29 de out. de 2007

Comentario de Ana Flavia Machado sobre o tema da subocuaçao

Enviei um e-mail para a pesquisadora Ana Flavia Machado - autora, junto com Danielle Machado, do estudo "Um aspecto da subocupação por insuficiência de horas trabalhadas" - pedindo para ela comentar o quadro publicado na veja sobre sua pesquisa e também para falar, obviamente, sobre a própria pesquisa. Segue então o e-mail dela com os devidos comentários:

-Caetano,

O objetivo do trabalho era caracterizar a população subocupada em regiões metropolitanas brasileiras. Como vc poderá ler na síntese de nosso artigo publicada no Boletim do IPEA "Mercado de Trabalho", volume 33, ano 12, julho de 2007, não estabelecemos nenhuma relação entre desejo de trabalhar mais horas e crescimento econômico. Pelo contrário, mostramos que as pessoas de menor rendimento, ocupadas no setor informal, com baixa escolaridade são aqueles que desejam ampliar a jornada. Tal resultado leva a concluir que desejam trabalhar mais horas para aumentar a renda e, com isso, melhorar o seu bem-estar.

Cordialmente,
Ana Flávia Machado -

por fim deixo o endereço do boletim citado pela Ana onde se encontra a síntese do artigo "um aspecto da subocupação por insuficiência de horas trabalhadas: a análise do desejo de trabalhar horas adicionais". http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/boletim_mercado_de_trabalho/mt33/BMT_33_Completo.pdf

até, cae,

Nenhum comentário: