4 de out. de 2007

deus na escola?

Foi aprovado na ALESP há um tempo atrás o projeto "deus na Escola" de autoria da deputada estadual Maria Lúcia Amary, líder do PSDB na Assembléia e a caminho de ser sancionado pelo governador José Serra (psdb). O projeto instaura o ensino religioso obrigatório nas escolas públicas de ensino fundamental(não há especificação se será uma disciplina ou conteúdo transdisciplinar)sob o seguinte currículo:


DEUS NA ESCOLA
Introdução, Prefácio, Sugestões ao Professor, Amor, Amor de Deus na criação, Eu com o meu Deus, Eu comigo mesmo, Eu com o meu próximo, Família, Função da Família, Autoridade na Família, Disciplina na Família, O relacionamento na Família, Fé, Eu imagem e semelhança de Deus, Eu preciso da natureza para viver, Eu tenho valor, Eu um ser transformador , Vida, Eu e a vida, Eu no mundo criado por Deus, Eu e meu corpo, Eu um ser responsável, Conclusão, Entidades

A proposta une um atentado contra o estado de direito -laico po excelência- com o preconceito contra religiões que não são monoteístas, e contra aqueles que se reservam no direito de não possuir nenhuma religião. Veja bem é possuir mesmo, religião é uma questão de foro ínitmo e ninguém pode ser coagido (por mais "bonito" que seja um tópico como Eu com o meu Deus, é coerção sim) a acreditar em um deus.

Há temas absurdos como EU NO MUNDO CRIADO POR DEUS que é difícil para um cabeça que tenha um mínimo de corência até comentar. É dar brecha para que o espaço da escola, dedicado a reflexão e exercício do saber, seja usado para se ensinar que todos viemos de Adão e Eva.

Isso tá bem longe de ser uma brincadeira, muito pelo contrário é fruto de um atraso brutal do estado em que vivemos. Vale lembrar que a secretária de educação do estado e o conselho estadual de educação afirmaram que não inserirão Sociologia e Filosofia no currículo do ensino médio, como deveria ser feito seguindo a resolução n 4 do Conselho Nacional de Educação.

Ou seja tucha-se deus e o que mais seja no ensino fundamental e impede-se o ensino de Filosofia e Sociologia no ensino médio. Preferem tratar de Fé do que de Dialética. É o primeiro passo para, por exemplo, deixar de ser ensinado o darwinismo como teoria científica em sala de aula.

Ai vai uma das frases da deputada autora do projeto:
"Queremos construir o caráter das crianças por meio de Deus".

Isso obviamente numa escola pública, que é sustentada por todos os cidadão independente de credo e tudo mais; impressionante. Torna-se então mais importante falar de EU UM SER RESPONSÁVEL sob a perspectiva de um formação de caráter por meio de deus do que discutir Spinoza em sala de aula.

Analisar o que se ensina e o que não se ensina na escola é um bom recorte para analisarmos a sociedade em que vivemos. E enfim o lugar de deus, definitivamente, não é na escola mas bem longe dela.

Aqui vai um grande acervo de cosias publicadas sobre o tema (blog do roberto romano).

Aqui um abaixo assinado pedindo o veto de José Serra ao projeto (é noc anto direito do site).

e abaico a lista de associações que apoiaram a aprovação do projeto provavlemente com o intuito de arrebanhar alguns cordeiros para seus rebanhos:

• A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons)
• Arquidiocese de Sorocaba
• Centro Espírita Templo de Umbanda “Sete Giras”
• Igreja Batista Central de Sorocaba
• Igreja Católica Apostólica Romana
• Igreja Evangélica Luterana do Brasil
• Igreja do Evangelho Quadrangular
• Igreja Presbiteriana do Brasil
• União Social Espírita – Intermunicipal de Sorocaba

e por fim deus por Laerte:

>> leia o post inteiro

3 de out. de 2007

enquanto isso, embaixo da terra...

Não bastasse ser responsável por um desabamento catastrófico e por um erro grotesco na ligação de dois túneis o Consórcio Via Amarela ainda quer que o Metrô ( ou seja, os cofres públicos) banquem os gastos do consórcio durante o período em que as obras foram obrigadas a serem paralisadas entre fevereiro e maio.

Esse é o modelo de choque de gestão tucano, o modo de contratação para obra pública que deveria ser símbolo tá se tornando isso ai um modelo de negócio onde o povo é obrigado a pagar a incompetência das empresas.

caetano.

>> leia o post inteiro

+ punição

Três estudantes da UNESP de Araraquara estão sendo punidos pela ocupação da diretoria da Faculdade de Ciências e Letras no primeiro semestre. Júlia Eid, Lara Spoto e Tiago de Oliveira são condenados a pagar R$1.000 cada.

Vale lembrar que a ocupação contava com algo em torno de 100 estudantes e houve um acordo com o Reitor Marcos Macari, após a desocupação, de que a UNESP não daria sequência com os processos na Justiça.

Tiago Oliveira declarou "Fomos colocados como responsáveis tanto pela quebra dos bancos (a respeito de um outro ato realizado, dessa vez contra a instalação de caixas bancários no Campus) quanto pela ocupação. A diretoria entregou para a Justiça nossa ficha acadêmica no processo"

caetano.

>> leia o post inteiro

Sinal dos tempos.

O novo disco do Radioheado (in rainbows) já está com pre vendas disponíveis. Até ai ok, a novidade é que quem escolhe o preço da versão para download é o prórprio público. Você pede e diz quanto quer pagar, e não tem sequer um preço mínimo!!!

Seria a versão brtitânica do "quer pagar quanto" das casas bahia?

A "versão cd" por um outro lado custa 40 libras.
e imagino eu deve ter todos os reuintes de um cd bem produzido, encarte legal e coisas do gênero.

mais: radiohead store

caetano.

>> leia o post inteiro

Retrospectiva 68 - Parte 10

É complicado manter um Blog. A necessidade de atualiza-lo diariamente, mesmo com pelo menos mais 2 colaboradores fixos, é pesada e difícil. Decidimos por uma linha editorial complexada, que requer muita leitura e apronfundamento nos temas, coisa que só alguns jornalistas "gente grande" conseguem, talvés por serem pagos para isso... Enfim, na verdade esse é só mais um pedido de desculpas.

Mal ai...

Dando continuidade as postagens "diárias" da retrospectiva dos últimos dias de vida do Meiaoito, coloco no ar a décima parte. As tiras de hoje foram publicadas nos dias 6 (duas), 7, 9 e 10 de Julho no jornal Folha de São Paulo. Vale lembrar que o Meiaoito é um personagem do Angeli. Essa em parte em especial é muito boa. Tem todas as alucinações dele no banheiro, revendo os fantasmas do passado. Segue.

Douglas

>> leia o post inteiro