8 de fev. de 2008

John... McCain

Nasceu no dia 6 de Julho de 1947 em Bowie, cidadezinha do tamanho de um nada na região sudeste do estado do Arizona, próxima a fronteira com o México. Mestiço, seu pai era descendente de indios Navajo, sua mãe alemã. Terminou o ensino superior em 65, em Janeiro de 1966, com 18 anos, foi convocado para servir no Vietnam, onde chegou em Setembro do mesmo ano. Em 67 foi enviado devolta aos EUA, para treinamento no Fort Bragg, na Carolina do Norte, a casa da Unidade de Paraquedismo e dos Boinas Verdes, a o Grupo de Operações Especiais do Exército Norte-Americano.

John retornou ao Vietnam após quase 3 anos de treinamento, no final de 1969. Dois anos depois, em Novembro de 71, foi capturado na fronteira China-Vietnam por tropas vietnamitas e passou quase seis meses sob torturas constantes em um campo de prisioneiros de guerra, até que conseguir escapar. Foi reincorporado. No dia 17 de Setembro de 1974 foi finalmente dispensado.

Durante seus oito anos e nove meses de serviços militares, John foi um soldado exemplar, com um número de medalhas impressionante. Foram aproximadamente 12, pelo que se pode contar nas raras ocasiões em que seu Uniforme Classe A foi visto:


Recebeu ainda quatro insígnias:


Com essa enorme quantidade de medalhas e insígnias não é de se admirar que John seja considerado um verdadeiro herói de guerra. No entanto, diferentemente de seu chará, John... McCain, Rambo não foi bem recebido nos EUA e uma série outros contratempos fizeram com que ele se mudasse para a Thailandia, onde hoje passa seus dia em um pacato vilarejo rural.

McCain, por outro lado, seguiu um rumo diferente. Sem o treinamento adequado foi incapaz de escapar do campo de prisioneiros onde esteve por quase cinco anos e meio. Foi capturado após seu avião ser abatido sobre Hanói. No dia 15 de Março de 1973 foi libertado, graças ao Acordo de Paz assinado em Paris cerca de dois meses antes, e chegou em casa com cinco medalhas no peito:


Ao voltar para os EUA retomou sua vida com relativa facilidade, graças a sorte de ser filho do Almirante John Sidney McCain Junior, o que rendeu uma cobertura expressiva da imprensa norte-americana a respeito de seu cativeiro.

Yada yada yada, John Sidney McCain III é o canditado mais forte do partido Republicano à Casa Branca. E seu histórico de ex-combatente e ex-prisioneiro tem a simpatia de grande parte dos militares. Acredita-se que quase um quarto da população norte-americana tenha algum tipo de envolvimento com ex-combatentes, entre amigos e familiares, uma consideravel base eleitoral. Bem, mas de que adianta possuir um eleitorado tão grande quanto essas se o maior soldado que o Exército já viu continua isolado na Tailândia? No dia 24 de Janeiro isso mudou.


A vida imita a arte? Nesse caso acho que não. Mas que Hollywood dá uma forcinha, isso dá...

>> leia o post inteiro

6 de fev. de 2008

The Daily Show with John Stewart

Jon Stewart deve ser hoje o sujeito mais engraçado dos EUA. Pelo menos na minha opinião. Desde 99 ele é o apresentador do The Daily Show. A estrutura do programa é bem simples. Ele fica sentando na bancada comentando os acontecimentos da semana, política, esportes... Eventualmente alguém é estrevistado ou uma reportagem especial é exibida. Parece bem chato, mas é engraçadissimo. Bom, pra quem aprecia humor americano...

Como as primárias americanas são o assunto do momento elas não poderiam deixar de aparecer em seu programa. Stewart é abertamente um democrata, nunca vi nenhuma declaração dele nesse sentido, mas pelo conteúdos dos comentários isso é bem claro. Aparentemente ele apoia Barack Obama também. No entanto isso não o impede de criticar os dois lados da coisa toda.

Como o Cae já colocou, na Quinta-Feira, dia 31 de Janeiro, aconteceu o debate Democrata, que teve a maior audiencia da história dos debates americanos. Como o programa só vai ao ar de Segunda a Quinta o comentário de Stewart sobre isso só foi ao ar na semana seguinte, Segunda-Feira, dia 4 de Fevereiro.



Ah, Jon Stewart será esse ano o apresentador do Oscar. Em 2006 ele também foi o apresentador.

Esse outro vídeo serve para ilustrar as reportagens engraçadíssimas que vão ao ar ocasionalmente. Não sei ao certo a data desta. Deve ter sido antes de Outubro de 2005, já que o reporter Stephen Colbert deixou o Daily Show para assumir seu próprio programa, The Colbert Report, que segue um linha parecida. Entre os antigos reporteres no programa também figura Steve Carell, de Todo Poderoso e O Virgem de 40 Anos.



No site oficial do programa (www.thedailyshow.com) é possível assistir mais videos.

Douglas

>> leia o post inteiro

5 de fev. de 2008

perdoem a diagramação de bosta do último post mas é que o blogger não colabora muito.

>> leia o post inteiro

Super Terça

Após a primeira prévia presidencial americana, no Iowa, comentei como os americanos conseguem transformar tudo em espetáculo. Agora vejam o público presente no último debate dos democratas antes da "super terça"- momento onde serão decididos algo em torno de 45% dos delegados aptos a votarem nas prévias - e que foi realizado no Kodak Theater em Los Angeles.






kodak theater é o teatro onde se celebra anualmente o Oscar.


























































>> leia o post inteiro