2 de abr. de 2008

A placar e o Casagrande

Recentemente a revista Placar publicou extensa matéria sobre o ex-atleta Casgrande. O rumoda reportagem era "Por onde andará Casagrande", personagem tão ilustre e que sumiu do grande público. Após um extenso trabalho de jornalismo "investigativo"  a revista chega na conclusão  de que Casagrande está em tratamento contra dependência química.

Alberto Helena Jr., que é um tremendo jornalista e um cara que pensa futebol, publicou uma coluna em seu blog se solidarizando com Casagrande e questionando até onde o  Placar prestava um real serviço público ao publicar determinadas coisas da forma que fez.


Essa é a foto que estampa a chamada no site da Placar para a matéria:



É uma foto tirada após um acidente de carro sofrido por Casagrande. Desnecessário comentar o mal gosto, o espírito de porco e outras coisas mais da pessoa que tratou de publicar tal material. 

Casagrande nunca viveu de sua imagem, foi jogador de futebol talentoso e não me lembro de estar envolvido em grandes campanhas de marketing utilizando sua imagem. Não se tornou marca e digo e ressalto isso por que existem aquelas "calebridades" que surgem simplesmente pelo uso qualquer e vulgar de sua imagem Não são fruto de um talento mínimo mas sim, por exemplo, de um rebolar de bundas qualquer e  dependem exclusivamente da exibição pública. Constatado isso penso que uma coisa é sensacionalizar e causar em cima do divórico da Carla Perez e tal, porque ela depende disso, ELA É ISSO... ela vive da superexposição de sua imagem - sendo boa ou má - e outra coisa é fazer isso com uma pessoa que não é inserida nesse sistema de representação. 

Concluindo o que Placar fez foi sacanagem pura e se torna com isso uma revista mais baixa do que a pior Caras ou Contigo.

Aqui vai a entrevista feita pela Placar com o médico de Casagrande, eu não sei quem acaba sendo mais sujo o jornalista ou o médico. Qual o real interesse nas perguntas? UMa coisa é vc "investigar" sem dó nem piedade desvio de dinheiro público. ficar "martelando e tal, outra coisa é uma cara em tratamento de saúde!!!

No dia do acidente ele [Casagrande] já chegou desacordado ao hospital? 
O que eu sei sobre o dia do acidente foi por terceiros. Quando cheguei já tinham colocado respiradores e o levado direto para a UTI.

Por que Casagrande ficou inconsciente? 
Tem alguma coisa a ver com o trauma. A ressonância e a tomografia não mostraram nada. Mas não consegui ir adiante na investigação.

Isso é normal? 
É normal, sem dúvida. E esse era o grande receio (que ele entrasse em coma profundo por causa do trauma). Felizmente ele se recuperou logo. 

O coma durou um dia? 
24 horas.

E teve alta em dois dias? 
Sim. Mas por que você esta fazendo isso agora? Só por curiosidade.

Porque recebemos muitas cartas e as pessoas querem saber onde ele está. 
Ele é uma pessoa muito querida. As pessoas gostam muito dele, né?

Sim, ele tem um carisma enorme. 
Gosto muito dele.

Fora o fato de ele ter sido herói corintiano, é figura importante para nossa revista. Foi capa da Placar 15 vezes. 
Mas você é da Placar? Não é da Veja?

Sim, da Placar. E aqui as as pessoas perguntam muito por ele. 
Você conseguiu falar com ele esses dias?

Não, não consegui. 
Não vai conseguir não.

Por quê? 
Porque ele está isolado. Nem eu falo com ele.

Por quê? Ele está isolado em algum tipo de tratamento? 
(Silêncio).

Alô? 
Isso.

Então ele não se recuperou completamente? 
Não. Ainda não.

Foi seqüela do acidente? 
Mais que isso eu não falo. Não posso. Não estou autorizado.

Antes do acidente, ele estava de licença da Globo. Você sabe por quê? 
(Pausa longa). Eu não estou autorizado a falar isso. Eu sei porque, mas não estou autorizado a falar isso.

Por causa da família? 
Sim, por causa da família.

Você tem notícias dele? 
Através da família. Do Vitor Hugo, do Leonardo e da ex-esposa, Mônica.

Em 2006, você já era médico dele? 
Sou médico dele há mais de 10 anos.

Porque ele teve uma seqüência de problemas de saúde nos últimos dois anos, né? 
Faço acompanhamento clínico geral. Da Hepatite C ele está curado há 5 anos, não tem seqüela nenhuma.

Em 2006, ele esteve afastado da Globo e quase não foi à Copa, você sabe por que foi? 
Sei, mas não estou autorizado a dizer.

Não foi por causa da hepatite. 
Não.

Doutor, como se pega hepatite C? 
De várias formas. Com uso de agulhas ou seringas contaminadas, por transfusão, hemodiálise. Sempre por via sanguínea.

O Casagrande operou diverticulite, certo? 
Sim, e o na Itália operou o joelho creio que 3 vezes.

(...) Papo sobre diverticulite

Em 2006, antes da Copa, ele chegou a ser internado? 
(Pausa) Eu não posso te falar isso. Tenta ligar pra Mônica. Se eles autorizarem eu até falo. Mas não posso falar nada que eles não autorizarem.

Obrigado, doutor. 
Desculpe não poder te dar mais informações. Espero que você entenda o meu ponto de vista.

Claro, você tem de preservar a ética na sua relação com o paciente. 
Sem dúvida.

É que talvez você não tivesse a orientação da família. 
É, mas tenho... Eu tenho tido contato com os filhos dele, a Mônica. Sou médico, e sou amigo deles também. Vi o Casagrande estrear no Corinthians. Era uma quinta chuvosa no Pacaembu, contra o Gama ou algum time de Brasília. Ele tinha vindo Caldense um mês antes, acho que o Geraldão machucou e precisavam de um centroavante. Colocaram ele e o time ganhou por 5 x 0, ele fez quatro gols. 

É, ele entrou naquele ano arrebentando... 
Aquele ano foi mágico. Ele era um grande atleta.

E a gente pode dar uma boa noticia para quem não viu essa partida mas também gosta do Casa: tem alguma previsão de quando ele sai desse isolamento? 
Acho que demora, viu, Tarso? Eu não consigo fazer previsão não. Acho que demora. Infelizmente.

Site da Placar.
Blog do ALberto Helena.

Um comentário:

Douglas disse...

Tá meio bagunçada a formatação. O texto está um pouco confuso, faltam virgulas e pontos, mas de resto está tudo bem.

É realmente uma sacanagem isso que fizeram com o Casagrande. Completamente desnecessário e gratúito...