12 de ago. de 2007

breve nota sobre a galeria online de sandy skoglund

a galeria online da sandy skoglund, que fica no site da mesma, é muito bem pensada para a web. não se assuste com o que o primeiro link te mostra, abra uma das galerias do arquivo e e você terá a possibilidade de ver toda a produção da fotógrafa - sim, toda.
e ela não se preocupa com direitos autorais? sim, mas balanceia muito bem com o interesse de apresentar sua obra aos possíveis "consumidores" (acho que no caso dela, seriam freqüentadores). a solução que ela encontrou foi criar um front-end em flash para exibir as imagens. explicando: front-end é um programa-interface que (neste caso) acessa um banco de dados e exibe resultados de pedidos.
o front-end e o banco de dados dela são bem-pensados: o flash, sendo um front-end e não contendo as fotos em si mesmo, impede que capturadores de objetos simplesmente dêem download do flash e fiquem com as fotos. mas não é só isso: a disposição das fotos no flash é bem pensada. embaixo há uma galeria de imagenzinhas e logo acima, uma fica exposta. não abstraia, vá ver no site. as imagenzinhas abaixo crescem quando o mouse está sobre elas e clicando na imagem crescidinha, você a vê melhor no espaço acima.
acontece que quando o iconezinho abaixo cresce pra virar imagem, fica difícil selecionar a próxima. falha do design? nada disso. se vc leva o mouse à tela acima, informação detalhada aparece sobre a foto em questão, por cima da foto. enquanto isso, os iconezinhos voltam ao seu tamanho normal e fica muito fácil selecionar a próxima. seguindo essa lógica, você navega mexendo muito pouco o mouse, e segue uma seqüência de informação desejada pela autora.
e mesmo o tamanho da imagem maior é pensado: a idéia está ali, os detalhes não. um print screen não vai te dar a foto - apenas uma referência a.

Um comentário:

Anônimo disse...

I'm the kind of hombre who loves to try fresh stuff. Right now I am manufacturing my private solar panels. I'm managing it all alone without the help of my staff. I'm using the net as the only path to acheive that. I came across a very amazing site that explains how to contruct photovoltaic panels and so on. The web site explains all the steps involved in constructing photovoltaic panels.

I'm not exactly sure bout how correct the info given there is. If some guys over here who had experience with these things can have a see and give your feedback in the site it will be awesome and I would extremely treasure it, cause I truly like solar panel construction.

Tnx for reading this. U guys are the best.