21 de ago. de 2007

Cansei, bunker, cansados, público, etc, etc, etc...

Sobre o Cansei considero ele um movimento legitimo, uma vez que uma camada da população estando descontente protesta. Ótimo... lutou-se muito por um mínimo de direitos no país. Evidenciar também quais as intenções políticas do movimento é necessário; nesse ponto é ridícula a afimação de "Cansados" que o movimento não tem caráter político. Óbvio que tem: politica tá ai e se faz cotidianamente. Pô, empresário da philips com medo de fazer política? Conta outra.
O que não é válido dentro do movimento é o uso de um evento trágico e que ainda busca explicações, como o acidente da TAM, para seus propósitos - independente se for para fins dos proletários ou dos "bolcheviques dos Jardins". Muito mais pertinente, se o cansaço fosse real, seriam protestos pós ataques do PCC ano passado. Quem dera houvesse uma articulação política desse porte por parte dessa gente. E agora saem às ruas com seus poodles sendo que nunca frequentaram lugares públicos; não têm relação nenhuma com o bem comum, muito pelo contrário, constroem seus bunker de consumo nos locais mais impossíves de chegar com transporte público e onde a entrada a pé, ou com veículos "não-adequados", é proibida. Por que uma vez cansados não decidem praticar o convivio e compartilhar o espaço (pelo menos isso)?

Quais as consequências desse movimento? Não sei, parece que a repercussão dele está sendo maior do que o que de fato ele é, não me lembro da Folha dedicando uma página inteira do caderno 1 a uma passeata com 2000 pessoas, o que já, em si, representa uma "conquista" do movimento. Seguimos e veremos.

Aqui segue trecho de um post resent do Tas, em seu blog:

O "Cansei", que traduziria o sentimento de grande parte da população, já nasceu com DNA torto. Agregou tal biodiversidade de aproveitadores- até o padre da Xuxa apareceu na Sé- que dificilmente pode oferecer um espelho onde a sociedade se reconheça. O movimento mais parece uma Ilha de Caras Pintadas que usa como bucha de canhão as infelizes famílias das vítimas da TAM, que aliás ficaram fora do palanque principal na última sexta.

e uma imagem feita pelo pessoal do blog To Cansadinho:


Abraços, Cae.

2 comentários:

Carolina Mota disse...

Desculpa, mas não estou sabendo desse movimento. O que é isso, pode me explicar??????
Beijos, Carol

Anônimo disse...

Boa Cae!
Vcs estao de volta com tudo...

Carolina, o movimento cansei pode ser visto no proprio site deles

www.cansei.com.br

mas nao pode comentar mais, eles desabilitaram essa possibilidade.

Abraços,

Cauê.