24 de set. de 2007

Mídias eu-cêntricas

Em palestra na sede da revista Caros Amigos sábado o professor e jornalista Cláudio Tognolli criticou aqueles que se denominam como sem mídias. São blogueiros alinhados com o pensamento de esquerda e que constituiram agora uma rede chamada sivuca. Na visão de Tognolli o termo sem mídia é totalmente antiquado e fora de propósito pois vivemos no momento justamente o contrário, são os "com mídia". Reclamar da falta de meios hoje não condiz mais uma vez que com blogs e youtubes da vida a produção de conteúdo está de fato pulverizada.

A realidade da internet atual permite a todos se expressaram a partir de seus microcosmos e editarem seu consumo de informções com muito mais liberdade. O mais impressionante é que essa guetificação isso vem ganhando credibilidade frente aos grandes veículos de comunicação, ou seja ninguém mais quer (ou há uma tendência a não querer) o formato "quadrado" de emissor e receptor de conteúdo.

Não sou autoridade pra discutir mais asusnto assim vale mais a pena ler um artigo do próprio Tognolli aqui.

alguns links tb que enriquecem a discussão sobre o tema:
Thundervox ("web tv" feita pelo thinderbird)


New York Times de hoje (se adaptando a essa nova realidade abriu totalmente seu conteúdo)
Desculpe a Poeira (blog de ricardo lombardi que comenta matérias de diversas publicações gringas)

obs.penso agora sobre o assunto e após alguma reflexão tentarei escrever algo. Mas digo, e o "Buzina" está de prova, que a palestra do Cláudio foi um turbilhão de informações ainda a serem digeridas... valeu muito a pena

cae.

Um comentário:

c. etheriel disse...

percebi que Mov. Sem Mídia é uma sigla identica a Midia Sem Máscara? será que vai começar uma guerra por um símbolo? eu queria que o mov sem midia ganhasse essa, bem como o desinfetante ganhasse da revista.