31 de jan. de 2008

Mares gelados

Começou alguns meses atrás uma nova temporada de caça a baleias, com fins ditos "científicos", nos mares antárticos. Tal "pesquisa científica" é realizada por navios japonesas com plena conivência do governo nipônico e embora sem muita repercussão na mídia brasileira muitas coisas acontecem naquelas águas geladas cujo acesso pudemos ter através através de material produzido por organizações de ambientalistas que se prontificaram a ir pra lá "fiscalizar". Especialmente Greenpeace e Sea Shepherd.

O lado do Sea Shepherd não acompanhei muito, exceto pelo incidente em que 2 ativistas foram aprisionados pela tripulação de uma das embarcações japonesas após tentarem entregar uma carta para o capitão do navio. Eles passaram dias nessa situação de "cárcere privado" (não consegui pensar num termo propício para a situação) que gerou até complicações diplomáticas Japão-Austrália.


vídeo do sea shepherd mostrado o momento em que os 2 ativistas foram aprisionados.


Parece que há uma richa sea shepherd X greenpeace a respeito de discordâncias de métodos de ação. Isso pouco importa, interessante é notar essas coberturas mais autônomas realizadas pela internet onde a informação de propaga de uma maneira bem diferente do que na mídia "grande".



"O navio Oriental Blue Bird está operando aqui ilegalmente. Reabastacendo a frota baleeira dentro da área do Tratado Antártico, o navio Oriental Blue Bird está quebrando as regras da Comissão Internacional da Baleia, pois não têm permissão para estar envolvido em operações de caça; quebrando assim o Tratado Antártico, o qual é designado para proteger esse ambiente intocável."(blog greenpeace)


Na cobertura do greenpeace, que acompanhei mais "de perto", eles mantiveam um blog atualizado constantemente pela ativista brasileira Leandra Gonçalves e que trazia as mais diversas informações e vídeos (como o acima) sobre esse processo de caça às baleias . Além disso o blog relatava a perseguição que navio do greenpeace realizou aos navios japoneses. Durante todo esse período onde os navios da organização "fiscalizavam" os japoneses não foi caçada nenhuma baleia porém nessa os navios do greenpeace e do Sea Shepher tiveram que voltar para terra em virtude da falta de combustível. Alguns dias depois já haviam as imagens da retomada das caças às baleias.




Informação produzida de fontes diversas, longe dos canais oficiais ou de uma mídia cujas raízes se confundem com as do poder consolidado.

cae...

2 comentários:

Unknown disse...

o greenpeace fez uma animação muito bonita a respeito da pesca de baleias no japão.
http://www.youtube.com/watch?v=ryVly9oA07k
é uma boa resposta aos que defendem que a carne de baleia era a unica fonte de proteina disponivel ao japonês que não fosse podre de rico para comprar carne bovina ou de caça. e aqueles que pensam que a pesca de baleia é justificada pelas ações dos japoneses de fazer tumulos e santuários para as baleias mortas, uma atitude que já não existe mais no espaço da pesca industrial.

Anônimo disse...

k9 legal que bacana uma baleia